Na última quinta-feira (14) foi comemorado o Dia Mundial do Rim e para marcar a data com a devida importância, o setor de Hemodiálise da Santa Casa de Campo Grande realizou ações para chamar a atenção da população para o cuidado com o rim e a prevenção da insuficiência renal.

Com o tema “Saúde dos rins para todos”, a equipe multiprofissional do setor expôs alguns tipos de urina, chamando a atenção para “qual é a cor da sua urina?”. Se ela for transparente a nutricionista, July Vilas Boas, explica que a pessoa pode estar bebendo água em exagero, amarelo palha muito claro, a pessoa está saudável e bem hidratada, âmbar ou mel, está desidratada, espuma ou efervescente, se for persistente no tempo, indica excesso de proteína na dieta ou problema renal, rosada ou avermelhada, pode ser da comida, se persistir pode ser problema de fígado, vesícula, rim, próstata, infecção ou tumor, azulada ou esverdeada, pode ser da comida, medicação ou uma infecção bacteriana, amarelo escuro, normal, mas precisa beber mais água, acastanhada, desidratação severa ou problema no fígado, laranja, pode ser falta de água ou pigmentos de comida. Se persistir pode ser problema de fígado ou vesícula, amarelo transparente, normal.

Além disso, a equipe mediu o IMC (Índice de Massa Corpórea) das pessoas que compareceram e sugeriram algumas regras básicas para a prevenção da doença renal crônica: praticar atividade regularmente, ter uma alimentação saudável, se manter hidratado, controlar o nível de açúcar no sangue, monitorar a pressão, consultar um médico regularmente para acompanhar a situação dos seus rins, não fumar e evitar bebidas alcoólicas e não tomar remédio sem orientação médica.

O objetivo do Dia Mundial do Rim é informar ao maior número de pessoas sobre os fatores de risco e a prevenção da doença. A doença renal crônica é silenciosa e afeta consideravelmente a qualidade de vida. O tratamento é difícil, caro e trabalhoso. A progressão da doença pode ser retardada, desde que o diagnóstico seja feito a tempo para a adoção de medidas apropriadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here