Prefeitura leva ‘Ação Cidadania’ ao bairro Cervejaria

0
145

“É muito bom ter esses serviços perto da gente. Aproveitei o tempo e vim com meus filhos e minha mãe”. Essas foram as palavras de Kezya Aparecida Ramires de Matos, que vive há mais de 20 anos no bairro Cervejaria, um dos mais antigos de Corumbá, palco da primeira edição da Cidadania em Ação, na escola Municipal Tilma Fernandes Veiga, nesse sábado (13).

Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos, a ação tem como principal objetivo levar serviços aos moradores dos bairros de Corumbá, nas áreas de saúde; assistência social e cidadania.

“Com esses serviços aproximamos ainda mais a Prefeitura da população e ações como essas só contribuem para o desenvolvimento da região, como o bairro Cervejaria. Na ação, oferecemos atendimentos e atividades em diversas áreas, o que reforça ainda mais a integração entre o poder público e moradores”, explicou ao Diário Corumbaense a primeira-dama e secretária especial de Cidadania e Direitos Humanos, Amanda Balancieri Iunes, que também destacou o atendimento jurídico realizado pelos acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Salesiana e Santa Teresa, através do Nuprajur (Núcleo de Assistência Jurídica Zilda Arns).

Não deixando de aproveitar a oportunidade, a moradora Kezya, foi uma das primeiras pessoas atendidas na sala de vacinação. Os três filhos dela foram imunizados com a vacina da gripe. “Trouxe meus três filhos e minha mãe para vermos o que poderíamos aproveitar da ação que é muito bom. Poderia sempre ter”, declarou.

Já a mãe de Kezya, Valdilene Ramires, elogiou o trabalho oferecido no bairro e aproveitou a oportunidade para se consultar com o dentista. “Vim acompanhar os netos para vacinar e aproveito também para ir ao dentista e ao médico. Temos que aproveitar, a ação que está muito boa”, falou.

Outra moradora, Maria do Carmo Oliveira da Costa, que vive há  50 anos no Cervejaria, também se vacinou contra a gripe e pegou remédios que toma diariamente. “Vim pegar meus remédios, porque agora temos que andar muito para pegar, com a ação, facilitou esse mês e já estou com eles em mãos”, falou.

Na sala com o pediatra, Débora da Silva, que trouxe as duas filhas pequenas, disse que normalmente as consultas demoram aproximadamente dois meses, e com a ação, não perdeu tempo. “Com a ação, vim rápido e minhas filhas foram consultadas”, disse a moradora.

O prefeito Marcelo Iunes, afirmou que o “Cidadania em Ação”, percorrerá todos os bairros num intervalo de dois em dois meses. “É um trabalho que tem como principal foco trazer cidadania aos moradores, com os projetos e atividades que fazem parte do cotidiano da Prefeitura. Não estamos substituindo o Prefeito Presente (antigo projeto), mas sim, inovando e levando cidadania aos bairros que serão visitados, claro, ouvindo os moradores que participam da ação de inúmeras formas”, explicou.

O deputado estadual, Evander Vendramini, também esteve presente no evento. “Aqui temos muitos bairros no entorno, como o Dom Bosco, Generoso, enfim, moradores que aproveitam a oportunidade de sanar dúvidas e consultar na área da saúde ou até mesmo em outros serviços ofertados. Isso só reforça o trabalho feito pelo prefeito junto à comunidade”, mencionou Evander.

O prefeito, a primeira-dama, o deputado, o presidente da Câmara, vereador Roberto Façanha e alguns secretários, também se reuniram com representantes da comunidade para ouvir reivindicações. A reunião de trabalho foi com o diretor da escola Tilma Fernandes, Jonathan Gonçalves dos Santos; o presidente do bairro Cervejaria, Vanderlei Silva Pereira e com o presidente da Associação de Pais e Mestres, Ricardo Modesto de Pinho.

Social

Os moradores, além de serviços na área da saúde, tiveram à disposição serviços como corte de cabelo. A dona de casa, Luciene de Albuquerque, veio com as filhas gêmeas para aproveitar a ação. “Fiquei sabendo e vim com elas que estão cortando o cabelo e também pintando as unhas. É muito bom ter trabalhos assim, voltados para a população. Beneficia a comunidade em muitos atendimentos, como no caso a minha irmã que veio buscar informações na área da Defesa Civil”, falou Luciene.

Na área da saúde, foram ofertados atendimento médico (pediatra e clínico geral), vacinação, farmácia, escovação e confecção do cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

Também fizeram parte da ação os seguintes serviços: inscrição para o Cadastro Único/Bolsa Família; ID Jovem; agendamento para a poda das árvores;  dúvidas sobre cadastro habitacional e IPTU; regularização fundiária; 2ª via da certidão de nascimento; serviços para aquisição de passes intermunicipal e interestadual e atendimento jurídico.

Durante a ação também houve apresentações culturais da Oficina de Dança e da Banda Manoel Florêncio, além de uma apresentação feita pelos alunos da escola Tilma; contação de histórias; city tour e atividades de lazer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here