Gratuito, o atendimento é oferecido pelo curso de Direito nas áreas Trabalhista, Previdenciário, Cível e de Família

 

No próximo sábado (18/5) moradores do Jardim Jacy e região receberão assistência jurídica gratuita no espaço de eventos da igreja Batista Renovada, situada na Rua Brigadeiro Machado, 895. A orientação ocorrerá das 8h às 12h e faz parte do projeto Prajur em ação, em que acadêmicos e professores do curso de Direito da Uniderp prestam orientações nas áreas de Direito Trabalhista, Previdenciário, Cível e de Família à comunidade.

Na ocasião, a população poderá sanar dúvidas sobre pensão alimentícia (como oferecimento, revisional, execução e exoneração de alimentos), legalização de certidões de casamento, reconhecimento ou dissolução de união estável, guarda dos filhos, alienação parental, investigação de paternidade, divórcio, alvará judicial, contratos de locação, compra e venda, inventário, usucapião, reintegração de posse, indenização por danos morais e cobrança, entre outras situações.

O professor do curso de Direito e advogado no Núcleo de Prática Jurídica (Prajur) da Uniderp, Taiyo Schaeffer Ferreira, explica que o projeto “facilita o acesso da população ao judiciário por meio de profissionais e acadêmicos capacitados para sanar dúvidas relacionadas aos direitos do cidadão e problemas judiciais”. Após o atendimento, o grupo verifica se há necessidade de acompanhamento jurídico constante e pode encaminhar o cidadão ao Prajur, departamento do curso de Direito que auxilia pessoas sem condições de contratar um advogado.

Para receber o atendimento, é importante levar documentos pessoais – RG e CPF –, comprovante de residência, certidão de casamento e de nascimento dos filhos, além de documentação dos bens adquiridos pelo casal, e outros documentos que tenham vínculo com causa. Os atendimentos serão realizados em ordem de chegada e caso seja necessário acompanhamento no Prajur, os agendamentos são realizados de segunda a sexta, das 9h às 17h, na Uniderp Matriz, localizada na Avenida Ceará, 333, Vila Antonio Vendas.

Histórico

Em 2018, aproximadamente dez bairros receberam orientação jurídica gratuita por meio do projeto. “Em uma ação como essa, o aluno mantém contato com os problemas reais da comunidade, estimulando que ele desenvolva o raciocínio jurídico e encontre a melhor orientação à pessoa que buscou a assistência. Ao mesmo tempo que o acadêmico aprimora seu conhecimento profissional estamos auxiliando a sociedade, reforçando o papel da extensão e da responsabilidade social, pilares da universidade”, conclui Taiyo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here