Vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande promovem nesta segunda-feira, dia 17, às 19 horas, Sessão Solene em comemoração ao Dia da Comunidade Japonesa, Os homenageados receberão a Medalha Legislativa Haguemo Tomonaga. A solenidade foi proposta pelo vereador Prof. João Rocha, presidente da Casa de Leis.

A solenidade para homenagear a comunidade japonesa baseia-se nas Resoluções 1.191/14 e 1.273/18 e Lei Municipal 3.342/97 . Conforme a proposta,  a medalha pode ser outorgada aos japoneses, descendentes e não descendentes, moradores da cidade de Campo Grande, com relevantes serviços prestados à comunidade.

A concessão da Medalha será proposta mediante indicação dos vereadores, da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira de Campo Grande, da Associação Okinawa de Campo Grande, da Associação Campo-grandense de Beisebol e da Câmara Municipal de Campo Grande.

Histórico – Nas justificativas da homenagem, ressaltam-se as contribuições da comunidade japonesa para o crescimento da cidade, relembrando o histórico da chegada dos primeiros imigrantes. Dos japoneses que chegaram ao Brasil, 26 famílias decidiram vir para o então Estado de Mato Grosso, atraídos pelo recrutamento de homens para a construção da Ferrovia Noroeste do Brasil.

Com o final da construção da Ferrovia Noroeste do Brasil em 1914, muitos japoneses fixaram-se em Campo Grande.  Como havia deficiência na produção de hortifrutigranjeiros na região, um grupo de sete famílias formou um núcleo de colonização que se chamou Mata do Segredo. E foram estes pioneiros que impulsionaram o surgimento de outros núcleos de Japoneses na região.

A venda de frutas e verduras ainda hoje tradicionalmente se concentra nas mãos dos japoneses no Mercado Municipal e na Feira Central, transformando-se também, em ponto turístico da cidade.

Haguemo Tomonaga, que leva o nome da Medalha Legislativa, graduou-se em medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Aposentou-se como médico da Prefeitura Municipal Campo Grande, trabalhou no Hospital Dona Hermínia do Município de Sidrolândia e no Hospital Evangélico de Campo Grande como ginecologista e obstetra, além de atuar em várias unidades de saúde. Foi professor de cursinho em Campo Grande, comerciante, pecuarista e vereador por dois mandatos. Faleceu aos 70 anos em março de 2014.

Serviço – A sessão solene será realizada nesta segunda-feira (17), a partir das 19 horas, no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, n° 1.600, Bairro Jatiuka Park.

Confira a lista dos homenageados: 

Ademir Santana – Marina Keico do Nascimento e Nair Fumie Tomiyoshi Nakao

Ayrton Araújo do PT – Daiane Uemura Camargo e Caio Cesar Pereira de Moura Kai

Betinho – Alison Yasumitsu Sadoyama e Osnei Okumoto

Carlão – Marcos Mitsuo Moriy

Chiquinho Telles – Nilson Yule Guenka e Paulo Cesar Yule Guenka

Dharleng Campos – Hilda Hatsue Oyadomari e Alice Mitiko Sasaya

Dr. Cury– Marcio Maruyama e Jairo Shoitiro Kamimura

Dr. Loester – Nilson Seizo Tamasiro e Yasukoka Tsuren

Dr. Wilson Sami – Edna Kamazaki do Couto  e Eliane Takako Kanasiro

Eduardo Romero – Marcia Kawamoto de Araujo e Silvana Harumi Tanaka Chacha Kawano

Enfermeira Cida Amaral – Alinne Murakami Guadalupe e Maria de Lourdes Oshiro

Fritz – Sergio Muta e Hideo Matsunaga

Gilmar da Cruz – Talles Takeshi Takagi

Odilon de Oliveira – Eduardo Takeshi Suguimoto

Papy – Roberto Nakasse

Pr. Jeremias Flores– Silvio Susumu Taira e Marina Sawada Torres

Prof. João Rocha – Fabrício Marcos Shimabukuro e Marcelo Maki Shinzato

Valdir Gomes – Jun Nukariya

Veterinário Francisco – Luiz Carlos Otsuka e Venancio Hokama

Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira – Kunimasa Nakano e Nathalia Monteiro de Carvalho Tanaka

Associação Okinawa – Rita Yoshiko Yamauchi e Rose Mary Taira

Ass. Campograndense de Beisebol– Takashi Sasai (In Memoriam) e Elisio Massao Kazama

Câmara Municipal

– Melissa de Carvalho Sone Tamaciro

– Denise Kajuco Simabuco

– Sidney Takeo Yassuda

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here