Aconteceu na manhã desta quinta-feira (11), o 1º Seminário em Pesquisa Clínica da Santa Casa de Campo Grande e Comitê Misto em Pesquisa Clínica do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul no auditório “Carroceiro Zé Bonito” do hospital. O evento reuniu diretores executivos, corporativos, conselheiros, médicos, enfermeiros e demais funcionários da instituição.

O vice-presidente da Santa Casa, Heitor Freire, desejou boas-vindas aos presentes. “Primeiramente desejo boas-vindas a todos. Este seminário é muito importante, necessário e útil que vai nos permitir uma parceria que vai enriquecer ainda mais o nosso trabalho. A Fiocruz, o Conselho Regional de Farmácia e todas as demais entidades participantes vão somar esforços para que nosso trabalho seja ainda mais valorizado. Um bom evento a todos”.

A primeira palestra do dia foi com o Dr. Luiz Antônio Bastos Camacho (Fiocruz/ENSP) que ministrou sobre o tema “Pesquisa clínica na produção de evidência científica para as práticas de saúde”. Em seguida, a Dra. Maria de Lourdes Maia (Fiocruz/Biomanguinhos) abordou o tema “Asclin Biomanguinhos: Case de Sucesso”.

Antes do encerramento foi realizado uma mesa redonda mediada pelo coordenador do programa de Residência Médica da Santa Casa, Dr. José Ivan Albuquerque Aquiar, com os palestrantes já citados.

O evento é uma realização conjunta das instituições parceiras: Conselho Federal de Farmácia de Mato Grosso do Sul, Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica, Instituto Técnico de Tecnologia em Imunobiológicos Biomanguinhos que promoveram durante o encontro esclarecimentos sobre a implantação do Centro de Pesquisa Clínica Santa Casa de Campo Grande, visando a execução de protocolos de pesquisas clínicas.

A iniciativa é decorrente de uma tramitação de termo de cooperação técnica com a soma de esforços entre a ABCG-Santa Casa, Fundação Oswaldo Cruz m- Fiocruz e o Conselho Regional de Farmácia de MS, visando dotar o hospital como Centro de Pesquisa Clínica qualificado e capacitado dentro das regulamentações legais e ética em vigência estrategicamente voltado para o fomento a ciência, pesquisa e tecnologia.

Visita Técnica

Na tarde dessa quarta-feira (10), representantes da Fiocruz e CRF/MS fizeram uma visita técnica na Santa Casa de Campo Grande e foram recebidos pelo presidente do hospital, Dr. Esacheu Nascimento, pelo vice-presidente, Heitor Freire, pelo gerente de ensino e pesquisa da Escola de Saúde Santa Casa, Amilton Obino Abreu, e pela técnica de projetos, Norma Vasconcelos.

Os representantes visitaram a Sala de Situação, quinto andar, residência médica, Escola de Saúde, entre outros locais. Além dos já citados estavam presentes a pesquisadora da Fiocruz no Estado e membro da Comissão Mista de Pesquisa Clínica do CRF/MS, Dra. Ana Tereza Gomes Guerrero, a presidente do Comitê Misto em Pesquisa Clínica do CRF/MS, Helena Braz, o professor Dr. Luiz Antônio Bastos Camacho (Fiocruz/ENSP) e a Dra. Maria de Lourdes Maia (Fiocruz/Biomanguinhos/RJ).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here