Após dois anos de fortes quedas, no final de 2017 as vendas do comércio pararam de cair e os indicadores para 2018 demonstram o início de uma lenta recuperação do setor. Nesse momento de tantas incertezas, os desafios são imensos e, para alcançar patamares mais elevados, o varejo precisa se tornar mais competitivo: seja na melhoria de processos, ou na atração e conversão de clientes, as empresas precisam inovar e agregar novas tecnologias aos seus serviços.

Por isso, a Associação de Startup do Mato Grosso do Sul, a Startup MS, trará para Campo Grande, nos dias 20, 21 e 22 de setembro a primeira edição do Startup Weekend Retail Tech, uma edição especial do Startup Weekend com foco no varejo da região.

Todos os eventos do Startup Weekend seguem o mesmo modelo básico: qualquer pessoa é bem-vinda para expor a sua ideia de startup e receber feedback de outros participantes. São formadas equipes em torno das melhores ideias (determinadas por votação) e a partir daí são 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos a empreendedores de sucesso em uma nova oportunidade para receber feedback.

Por que uma Edição Retail? ​O comércio, ou ainda o varejo, é uma das atividades mais pioneiras que a sociedade conhece. Na atual conjuntura econômica e social tem reforçado a necessidade de as empresas incorporarem características que lhes permitam maior grau de flexibilidade e adaptação ao ambiente onde atuam. O objetivo desta edição especial é fomentar o empreendedorismo dentro do mercado varejista de Mato Grosso do Sul trazendo soluções inovadoras para os desafios desse ramo.

Como funciona? ​Tudo começa na noite de sexta-feira, com o palco aberto para os participantes compartilharem suas ideias e inspirarem outros a se juntarem a seus times. As mais bem votadas são escolhidas. Durante o sábado e o domingo, os times se focam em encontrar um modelo de negócios e criar um produto mínimo viável, utilizando metodologias e ferramentas como Lean Startup, Business Model Generation e Desenvolvimento de Clientes. Durante a maior parte do tempo haverá mentores convidados à disposição dos participantes. No domingo, os times apresentam o que construíram e recebem feedbacks valiosos de jurados experts. Os melhores são premiados!

Quem pode participar? ​Todos aqueles a fim de fazer algo para transformar os diversos setores onde a tecnologia pode ser empregada, tendo ou não experiência profissional. Empreendedores do comércio e varejo serão super bem vindos. Profissionais de qualquer área de negócio são necessários para pensar novas soluções para o mercado. Desenvolvedores, programadores, analistas de sistemas, engenheiros, toda galera tech, venham somar conosco para transformarmos a energia por meio da tecnologia. Designers afim de usar sua arte para resolver um desafio global, o SW Blockchain é o seu lugar.

O evento contará com a participação de mentores, jurados, mídia, oradores, investidores e muito mais. Ele acontecerá no Shopping Bosque dos Ipês, nos dias 20, 21 e 22 de setembro. Os ingressos custam R$120 e podem ser comprados pelos link: https://www.sympla.com.br/techstars-startup-weekend-campo-grande-retail__587545

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here