Para o ano de 2020, a UFMS está ofertando 1200 vagas nos cursos de mestrado e doutorado. Ao todo são 67 cursos em todas as áreas de conhecimento e as informações sobre os editais de processo seletivo estão disponíveis no site posgraduacao.ufms.br.

São dois processos seletivos integrados. O primeiro é realizado de setembro de 2019 a janeiro de 2020 e o segundo é realizado de janeiro a fevereiro de 2020. “Os programas de pós-graduação são de extrema importância para a Ciência, a Tecnologia e a Inovação do estado e do país. Temos orgulho dos cursos de mestrado e doutorado que ofertamos e desejamos que muitos pesquisadores ingressem na nossa instituição no próximo ano”, declara o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Nalvo Franco.

Em 2019, a UFMS aprovou cursos novos de pós-graduação, como os doutorados em Ciências Farmacêuticas, Ciência da Computação e Estudos de Linguagens, os mestrados em Enfermagem em Três Lagoas e Estudos Culturais em Aquidauana, e o mestrado e doutorado em Biotecnologia. “Com os novos cursos aprovados a gente consegue ampliar as áreas contempladas pela Universidade e, com as pesquisas desenvolvidas, contribuir para o desenvolvimento científico de Mato Grosso do Sul”, afirma o pró-reitor.

No primeiro processo seletivo estão sendo ofertadas cerca de 430 vagas nas áreas de Agronomia, Biologia Animal, Bioquímica, Biologia Molecular, Ciência Animal, Ciência da Computação, Ciência dos Materiais, Ciências Veterinárias, Computação Aplicada, Educação, Educação Matemática, Enfermagem, Ensino de Ciências, Letras e Química.

Já no segundo processo seletivo serão ofertadas cerca de 650 vagas nas áreas de Administração, Antropologia Social, Biologia Vegetal, Biotecnologia, Ciências Contábeis, Ciências do Movimento, Ciências Farmacêuticas, Comunicação, Direito, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Ecologia e Conservação, Educação, Eficiência Energética e Sustentabilidade, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Ensino de Ciências, Estudos Culturais, Estudos de Linguagens, Estudos Fronteiriços, Geografia, Psicologia, Recursos Naturais, Saúde da Família, Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste e Tecnologias Ambientais.

Acesse o portal da pós-graduação e fique atento aos editais. As datas e especificações do processo seletivo variam de acordo com cada curso.

Leticia Bueno (com informações da Propp)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here