Atendimento ao público é realizado às quartas e sextas-feiras, na Estácio Campo Grande

 

Informações sobre a situação do CPF, consulta da situação fiscal, inscrição de Microempreendedor Individual (MEIs), agendamento para atendimentos na Receita Federal. Esses são alguns dos serviços prestados gratuitamente por professores e acadêmicos da Faculdade Estácio de Sá Campo Grande.

O atendimento do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) é totalmente gratuito e acontece às quartas e sextas-feiras, das 16h30 às 18h30. Durante o período de Declaração de Imposto de Renda, é oferecido atendimento aos sábados também. Podem ser atendidos no NAF contribuintes com faturamento de até R$ 60 mil anuais.

Além de pessoas físicas, o NAF atende os MEIs. É possível, durante o atendimento, ver a situação do cadastro junto à Receita Federal e receber orientações sobre como se regularizar, se houver pendências. Em Mato Grosso do Sul, no primeiro semestre deste ano, havia 115,6 mil microempreendedores individuais. Assim como as pessoas físicas, os MEIs devem entregar declaração de impostos. Além disso, eles precisam recolher mensalmente o imposto.

“O NAF tem a proposta de colocar os acadêmicos em contato com situações que eles vão se deparar, posteriormente, no mercado de trabalho, e também prestar um serviço à comunidade na qual estamos inseridos. Por isso, todo o atendimento feito é gratuito. Estamos ligados à base da Receita Federal e conseguimos orientar o contribuinte”, afirma a coordenadora do NAF, professora Lizandra Almeida de Menezes.

Pendências fiscais podem levar ao cancelamento do CPF, por exemplo. No caso do MEIs, a falta de declaração anual também pode levar ao cancelamento do CNPJ. “Muitas vezes, a pessoa não sabe como proceder ou não tem condições de contratar um contador. Ela pode nos procurar para checarmos qual a situação e orientarmos sobre as medidas a serem adotadas”, explica a professora do curso de Ciências Contábeis.

O Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil fica na Rua Teotônio Rosa Pires, 201 – Vila Rosa, nas dependências da Estácio de Sá Campo Grande (Unidade Centro).

Patrícia Belarmino

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here