A partir de hoje, o papel de vocês é fazer a defesa do cidadão e da cidadania brasileira. A OAB vocaliza os anseios da sociedade”. A frase do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche, serviu de reflexão em sessão solene de entrega de credenciais a 58 novos advogados na tarde dessa quarta-feira (12).

Mansour presidiu a mesa composta também pelo Vice-Presidente da OAB/MS Gervásio Alves de Oliveira Júnior, Secretário-Geral Stheven Razuk, Secretária-Geral Adjunta Eclair Nantes, Diretor-Tesoureiro Marco Rocha, Conselheiro Federal e Vice-Presidente da Escola Nacional da Advocacia (ENA) Luis Claudio Alves Pereira (Bito), Secretária-Geral Adjunta da Caixa de Assistência (CAAMS) Janaína Pouso, Conselheira Estadual Ildália Aguiar, Membro da Comissão Especial de Direito Tributário da OAB Nacional Otávio Figueiró, Presidente da Comissão de Assuntos Tributários da OAB/MS Daniel Pasqualotto, Vice-Presidente da Comissão da Jovem Advocacia Larissa Marques Brandão, Advogado Niutom Ribeiro Chaves Júnior, Padrinho da Turma e o Procurador da Fazenda Nacional em Mato Grosso do Sul, Flávio Garcia Cabral.

A Vice-Presidente da Comissão da Jovem Advocacia Larissa Marques Brandão foi a primeira a fazer o uso da palavra. Ela saudou a mesa e convidou os novos advogados a participarem das Comissões da OAB/MS. “A partir de hoje, vocês fazem parte dessa Casa e dessa família. Nós estamos aqui para auxiliá-los. Vocês travaram árduas batalhas até aqui e a advocacia não é fácil. A OAB não é só anuidade. Temos várias Comissões temáticas para debate, como a Jovem Advocacia, que pensa no início da profissão. As portas estão abertas. Amanhã, às 19 horas, teremos um curso destinado ao inicio para vocês jovens advogados”, convidou.

“Me tornar advogada foi a realização de um sonho. Então, aproveitem esse momento. Não é fácil começar do zero. Temos aqui não apenas a OAB para vocês, mas a ESA e a CAAMS, o braço assistencial da nossa OAB/MS. Temos vários auxílios e benefícios, livraria com descontos, farmácia, empresas parceiras, Programa Anuidade Zero, entre outros. Conheçam a casa de vocês. Sejam bem-vindos”, disse a Secretária-Geral Adjunta da CAAMS, Janaína Pouso.

Após prestarem o juramento, lido por Juan de Paula Nazareth, os novos advogados e advogadas foram parabenizados pela Diretoria da entidade e receberam a credencial da OAB/MS. O Advogado Henrique Silva Dias falou em nome da turma: “Esse momento, não vejo só como uma vitória, mas como uma oportunidade de fazer o bem e o certo. Exercer a profissão com ética, zelo e igualdade”. Terminou com a frase célebre de Getúlio Vargas: “O ideal é ainda a alma de todas as realizações”.

O Paraninfo da Turma, Niutom Ribeiro Chaves Júnior destacou a importância de habilidades para se destacar na carreira. “Somos muitos. Hoje recebemos mais de 110 advogados. Então, não desistam. Os bons, os melhores, sempre vão ter lugar e espaço em qualquer ramo profissional. Parabéns a todos vocês por essa nova empreita, mas acreditem que vão conseguir, sempre, com humildade e fé”.

Em seu discurso, o Presidente da Seccional enfatizou a importância do papel da OAB na defesa da sociedade. “A OAB é única instituição que está na Constituição Federal, indispensável à administração da justiça. Por isso, somos responsáveis por estimular e cobrar o combate à corrupção, mas sempre dentro da lei. O papel de vocês, a partir de hoje, é fazer a defesa do cidadão e da cidadania brasileira. O estado democrático de direito só existe por causa dos advogados. Quando se viola as prerrogativas do advogado, se viola a prerrogativa de toda a sociedade”.

Ele complementou: “A OAB se move com a sociedade. Ela que vocaliza os anseios da sociedade, mas nunca sendo instrumento partidário. Por vezes, somos duramente criticados, mas não nos deixamos esmorecer. Aqui que vai ressoar a voz de todo mundo. Nossa fé que nos move. A força de vocês que faz com que tenhamos sustentação na defesa intransigente da democracia brasileira”, concluiu Mansour emocionado.

A OAB/MS entregou nesta quarta-feira, ao total, 112 carteiras a advogados e advogadas. Amanhã (13), estagiários (as) também serão recepcionados no auditório da instituição, às 10 horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here