Apesar de não ter podido homenagear presencialmente os profissionais de zootecnia, em razão da pandemia da Covid-19 que recomenda o isolamento social, pelo Dia do Zootecnista – 13 de maio – ,a classe não foi esquecida pelo Vereador Veterinário Francisco Gonçalves (PSB)

A homenagem a essa relevante categoria profissional já virou tradição no meio Agro em Campo Grande, com a realização de Sessão Solene de outorga da Medalha Legislativa Marcelo de Oliveira Andreotti aos zootecnistas que mais se destacaram..

“Essa profissão contribui muito para dar mais eficiência ao sistema produtivo, trazendo soluções para atender às demandas do produtor rural ao aprimorar o ambiente de criação. Todas as atividades, direta ou indiretamente, colaboram para o bem-estar animal e para o desenvolvimento sustentável do agronegócio”,  destacou o Vereador Veterinário Francisco.

A homenagem

Na Câmara Municipal, por meio do Vereador Veterinário Francisco, foi instituído  o Dia Municipal do Zootecnista, Lei n. 5.875/2017 para reconhecer a importância desses profissionais que atuam no planejamento e execução de projetos capazes de promover e aumentar a produção animal e de alimentos, respeitando simultaneamente, o meio ambiente, o bem-estar animal, as condições socioeconômicas da população envolvida e a satisfação do consumidor final.

A Medalha

Além do dia, foi instituída a Medalha Legislativa que recebeu o nome do professor Dr. Marcelo de Oliveira Andreotti em razão da sua colaboração aos estudos e avanços da Zootecnia em Mato Grosso do Sul, deixando legado de conhecimentos científicos e serviços prestados à sociedade..

Regulamentação da profissão

O vereador lembra ainda que o Dia do Zootecnista é comemorado no dia 13 de maio em razão da criação do primeiro curso pela PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) em 1966 no campus Uruguaiana, e a profissão foi regulamentada pela Lei nº.5.500/1968.

Atualmente, em Mato Grosso do Sul existem quatro cursos de zootecnia, sendo que no Brasil o número chega a 115.

Para o parlamentar, a Zootecnia tem papel importante no desenvolvimento sustentável, tanto sob o aspecto produtivo e ambiental, quanto pelo ponto de vista econômico e social, e prima pela responsável atuação na mitigação das diferenças sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here