O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nessa segunda-feira, 3, as inscrições para as Feiras de Ciência e Tecnologia. Devido à pandemia do novo coronavírus, pela primeira vez a instituição realizará a apresentação dos trabalhos de maneira virtual.

Podem participar estudantes e professores do ensino fundamental (6º ao 9º ano), médio e técnico integrado das redes pública e privada de ensino, além de ex-alunos do Instituto que concluíram os cursos integrados após novembro do ano passado.

As feiras fazem parte da programação da edição 2020 da Semana de Ciência e Tecnologia, que será realizada entre 19 e 23 de outubro, com o tema “Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”.

A exposição dos trabalhos será promovida pelos campi Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Dourados (Fecigran), Jardim (Fecioeste), Naviraí (Fecinavi), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel).

Submissão – A inscrição do trabalho é gratuita e deve ser realizada pelo orientador, exclusivamente via internet, por meio do Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos, cujo acesso está disponibilizado na página das Feiras. O prazo se encerra em 31 de agosto.

A submissão prevê o cadastro das informações sobre o trabalho, orientador e demais autores, além do resumo expandido, elaborado de acordo com o modelo disponibilizado.

Também é necessário um vídeo sobre o projeto, com duração máxima de dois minutos. O vídeo deve ser submetido no YouTube com a seguinte descrição: “título do projeto – nome da feira 2020”.

Foi disponibilizado um passo a passo das inscrições com dicas para os estudantes na hora de gravar o vídeo, e o passo a passo que o orientador deve seguir na submissão do trabalho de pesquisa no sistema.

Os trabalhos devem estar relacionados às áreas de Ciências Biológicas e da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística; Agrárias e Engenharias; ou Multidisciplinar, para projetos com mais de uma área predominante.

O edital com as regras de submissão dos trabalhos e o cronograma completo estão publicados na Central de Seleção.

Avaliação – Os projetos inscritos serão avaliados pela comissão organizadora de cada feira até 30 de setembro. Os selecionados devem providenciar os seguintes itens para participação: resumo expandido, relatório, vídeo do projeto, apresentação oral, caderno de campo (formato digital) e maquete/protótipo (quando previsto no projeto).

Orientações específicas para cada um dos itens estão disponibilizadas no edital de abertura do processo seletivo.

Premiação – A comissão avaliadora será composta por professores e pesquisadores de diversas instituições e áreas de conhecimento, para atestar a qualidade dos trabalhos. A premiação das feiras virtuais do IFMS será transmitida ao vivo pelo Facebook no dia 23 de outubro.

Todos os autores dos trabalhos receberão certificado de participação. Haverá premiação nas seguintes categorias:

  • 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível médio ou técnico integrado de nível médio de cada uma das cinco áreas do conhecimento;
  • 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível fundamental;
  • Melhor vídeo;
  • Melhor apresentação oral;
  • Melhor relatório;
  • Melhor projeto na categoria nível médio/técnico;
  • Melhor maquete/protótipo.

Feiras – Serão realizadas nos dias 19 e 20 de outubro e buscam estimular novas vocações por meio da realização de projetos criativos e inovadores, criando oportunidades de interação espontânea entre estudantes e professores.

Realizadas anualmente, em 2019, foram selecionados 847 projetos para as Feiras do IFMS, o que significou um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior, quando foram selecionados 795.

Semana de Ciência e Tecnologia – Pela primeira vez desde que começou a ser organizado em 2010, o evento será realizado virtualmente. Parte das atividades será realizada conjuntamente entre os campi, com o auxílio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi). Minicursos, oficinas e palestras serão oferecidas em salas virtuais.

O evento é promovido em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC) – e que ocorre em todo o país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here