Visando a formação de lideranças empresariais, o Sebrae/MS, através da gerente regional de Dourados, Flávia Rosa, está desenvolvendo na região Cone Sul e Vale do Ivinhema, um programa testado e aprovado a nível de Brasil, chamado Líder. Os participantes escolheram o nome Conevale porque desse grupo participam pessoas de duas regiões distintas: Cone Sul e Vale do Ivinhema, totalizando 12 municípios, Naviraí foi representado pela gerente de administração, Milena Feuser que representou o prefeito Dr. Izauri Macedo..

Ao explicar quem participa desse programa no Conevale, seus municípios que foram convidadas e que aceitaram o convite para participar dessa Jornada que é o Líder. O Líder é um programa já testado no Brasil, foi validade e com grandes resultados que nós trouxemos para MS e aqui na região Sul do Estado esse é o segundo grupo que está sendo organizado.

Primeiro nós tivemos a fronteira, agora o Conevale e no ano que vem chegaremos a Grande Dourados, ficando então a região Sul totalmente coberta pela metodologia do Líder, como uma forma de despertar o protagonismo das lideranças aqui instaladas”, ressaltou ela.

Segundo ela participam empresários, representantes de instituições e até pessoas ligadas à gestão pública, que também faz parte da comunidade. Todas as pessoas que de alguma forma participam de um processo de liderança, ou seja, é líder do negócio dela, ela líder de um grupo, é líder de uma instituição. “Essas pessoas estão imbuídas desse papel, então vamos juntar essas pessoas e vamos assim, trazer para eles, mais enfaticamente, que o protagonismo da mudança, do desenvolvimento, passa por eles e aí eu digo a eles, se sozinho eu já tenho esse potencial, juntos serei muito maior e muito mais forte”.

Flávia Rosa salientou que essa é a grande aposta do Sebrae e que toda a metodologia aplicada tem que ser captada, absorvida e então o grupo poderá colocar em prática. O Sebrae vai participar apoiando o grupo, naquilo que o grupo achar que precisa, mas nós queremos que eles caminhem com as próprias pernas”, ressaltou ela.

Essa Jornada é o 7º e o 8º Encontro do programa Líder desenvolvido na região pelo Sebrae/MS. Nesse encontro eles têm um trabalho a entrega e é o trabalho que será discutido o que é uma instituição.

Outro ponto esclarecido é que, necessariamente, não precisa ser só pequeno empreendedor para participar do grupo Conevale, porque tem pessoas que são oriundas de grandes empresas. O que é mais importante é a gente olhar a região. O que tem na região e que nós podemos ajudar a potencializar e desenvolver cada vez mais, principalmente, economicamente e que pode impactar, socialmente.

A gente sabe que a nossa base econômica é o agronegócio, a gente olha o agronegócio somente como um eixo que a gente chama de chão de fábrica. Por quê? Porque daqui você pode expandir tantos outros negócios de setores e segmentos diferentes, porque o leque é muito grande. A gente sabe que o grupo já discutiu a questão do turismo, que permeia todos os territórios e outras atividades econômicas que vão com certeza estar entre os assuntos tratados por eles, para pensar, para captar, buscar novos empreendimentos para capitalizar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here