O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, assinou nessa segunda-feira (24), em Campo Grande, a permissão para rádios AM de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso migrarem para FM.
Um total de 24 emissoras de Mato Grosso do Sul foram atendidas. De acordo com Kassab, outras 26 estações de rádio do estado, que também haviam feito o pedido de mudança de frequência, devem receber autorização até o fim do ano que vem.
Ao migrar a operação para a faixa FM, as rádios também podem ser sintonizadas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, o que garante a continuidade e a modernização do serviço. O ministério aponta que a mudança é uma reivindicação das emissoras AM de todo o país, que sofrem com a perda de qualidade do sinal, de audiência e de faturamento.
“Elas vão despender menos recursos na conta de energia elétrica. A manutenção dos equipamentos é muito mais baixa. Com isso, as receitas continuarão iguais ou até melhorar, porque a qualidade vai melhorar”, explicou o ministro.
Em cada mutirão promovido, são assinados os termos aditivos de adaptação das outorgas, um dos últimos passos do processo de mudança. Depois disso, as rádios devem apresentar um projeto técnico de instalação da FM à Secretaria de Radiodifusão e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a autorização de uso da frequência. A partir da liberação, os veículos já podem começar a transmitir a programação na nova faixa.
“As rádios AM vêm de uma decadência muito grande. Mas a acessibilidade das associações de rádio junto ao governo federal, fez com que comece uma sobrevida e o resgate dessas AMs tão sofridas. Nós esperamos após essas assinaturas, entrar com um projeto técnico e, na sequência, aguardar a aprovação. Após a aprovação a intenção é coloca-las no ar”, afirmou José Souza dias, representante de um grupo de oito rádios da região sul do estado.