O Parque Ecológico do Sóter, inaugurado em 2004, foi projetado como parque modelo, com área verde ocupando 22 hectares, dispõe de quadras poliesportivas, pista de skate e patinação, pista de caminhada, parque infantil, pista de ciclismo e quiosques com churrasqueiras.
Além da ação do tempo, o vandalismo quase acabou com os quiosques que antes eram utilizados pelos moradores da região e de outras localidades da cidade. “Vamos reivindicar sua recuperação junto à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos”, assegurou o vereador veterinário Francisco Gonçalves de Carvalho (PSB) ao conferir a denúncia que recebeu.
O Parque do Sóter, de acordo com o parlamentar, precisa passar por manutenção e posteriormente dispor de fiscalização permanente para impedir a ação dos vândalos. “Também é fundamental que a comunidade ajude a cuidar do patrimônio público”, acrescentou o vereador.
Por ser uma área destinada ao esporte e lazer das comunidades que compõem a região da Mata do Jacinto, o vereador Francisco disse que confia na sensibilidade do prefeito Marquinhos Trad em atender ao pedido de recuperação do Parque Ecológico do Sóter.