A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos e da Coordenadoria de Promoção para Igualdade Racial, vem atuando para a eliminação de qualquer forma de discriminação racial individual ou institucional. Para isso, a subsecretaria vai começar a fazer um censo para conhecer a realidade das comunidades atendidas.
“Desde o início deste mês a Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, por meio da Coordenadoria de Promoção para Igualdade Racial, vem se reunindo com entidades representativas, lideranças do Movimento Negro e Conselho Estadual dos Direitos do Negro para se apresentar e ouvir as demandas do seguimento e construir as ações necessárias visando à promoção de justiça social e práticas que colaborem no campo das políticas públicas para uma inclusão racial efetiva em nossa capital”, explica o subsecretário Ademar Vieira Junior.
Para poder orientar e implementar os programas e serviços realizados pelas coordenadorias, a subsecretaria vai iniciar um censo que irá pautar as ações realizadas nas comunidades. “Vamos fazer o censo cidadão para poder levantar todas as informações relativas aos atendimentos que prestamos para que possamos focar nossos esforços e encaminhar o que é necessário para cada grupo atendido por nós”, diz.
A coordenadora de Promoção para a Igualdade Racial, Rosana Anunciação Franco, frisou a importância da criação da Coordenadoria. “É um marco dentro das ações da gestão do prefeito Marquinhos Trad, sendo uma conquista do Movimento Negro, conclamando a todos a se unirem na construção de Projetos e ações voltados ao atendimento desta política”, diz.
Coordenadoria de Promoção para Igualdade Racial
A Coordenadoria de Promoção para Igualdade Racial (CPIR/CG) foi criada em janeiro deste ano, juntamente com a Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, e tem por finalidade, propor, coordenar, orientar e implementar programas, serviços e ações afirmativas que visem a superação das desigualdades raciais, a eliminação da discriminação, o enfrentamento ao racismo, a preservação da memória, da cultura e da identidade étnica da população Negra.
A coordenadoria também tem como objetivo acompanhar a execução das Políticas Públicas para a eliminação de qualquer forma de discriminação racial individual ou institucional, visando garantir principalmente à população negra, as comunidades Quilombolas, as Comunidades tradicionais de Terreiro, aos Povos Ciganos e aos grupos étnico-raciais historicamente discriminados, a efetivação da igualdade de oportunidades, os direitos individuais, coletivos, difusos, bem como sua plena inserção na vida econômica, política, cultural e social.