A celebração de Corpus Christi em Campo Grande reuniu cerca de 20 mil católicos na tarde desta quarta-feira (15), segundo a organização e a Polícia Militar. A missa, presidida pelo arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa, foi realizada na rua 14 de Junho.
O altar foi colocado sobre um palco na esquina com a avenida Mato Grosso e a concentração dos fiéis passa da rua Antônio Maria Coelho.
Dom Dimas destacou a importância de manifestar publicamente a fé. “A CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil] pediu hoje para oramos pelo Brasil e vamos orar também pelo estado e pela diocese. O Santíssimo visitou hoje de manhã os hospitais, alguns presídios, Uneis, asilos onde a vida e o sofrimento são cuidados ou descuidados. Devemos manifestar publicamente nossa fé. Hoje é dia de renovar nossa fé. O Brasil tem jeito”, afirmou.
Neste dia de Corpus Christi, a CNBB chamou todos os católicos do país para jornada de oração pelo Brasil. Segundo nota do site da conferência, o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, informou que essa “é uma oportunidade para que os cristãos prestem esse serviço ao país, num momento de tantas incertezas, corrupção e injustiças, numa data tão simbólica em que a Igreja celebra a presença singela, próxima, alimentadora e esperançada de Jesus na Eucaristia.”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/R/g/QOAnPwS22vI7IhVzA8Ig/missa-corpus-christi3.jpg)
Arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa e bispo Dom Mariano durante celebração de Corpus Christi
A idosa Maurícia Barbosa, 73 anos, diz acreditar que o país pode mudar com a fé. “Única forma de melhorar, não podemos perder a fé”, disse sobre o pedido da CNBB.
A jovem Amanda Elias Borges, 23 anos, também acredita que por meio da fé é possível melhorar a situação do Brasil. “Todos temos de ficar em união, orando uns pelos outros para que nosso país possa progredir. Esse é uma forma aberta que a Igreja quer que as pessoas fiquem unidas para passar informações”, afirmou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/V/h/wAA44ySGmQGJeGAFUIbg/img-0836.jpg)
Celebração foi encerrada na avenida Fernando Corrêa da Costa com a bênção do Santíssimo
Depois da celebração eucarística na rua 14 de Julho com a avenida Mato Grosso, os católicos saem em procissão pelo tapete confeccionado na rua. Alguns motoristas estragaram a montagem durante o dia, o que foi classificado de “intolerância” por Dom Dimas.
A caminhada termina na avenida Fernando Corrêa da Costa, quase esquina com a avenida Calógeras, onde haverá bênção solene com o Santíssimo Sacramento.
Ao final da missa, começou a tradicional procissão
A montagem do tapete de Corpus Christi começou ainda de madrugada. Com serragem, tampas de garrafa, tinta e outros elementos, os fiéis decoraram a rua 14 de Julho e a avenida Fernando Corrêa da Costa. O tapete tem aproximadamente 1,5 quilômetro de extensão.
G1 MS