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Processo de regulação vai reduzir demanda espontânea no PS da Santa Casa

30 de maio de 2017
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Os atendimentos não programados. considerados de menor gravidade e que, eventualmente, chegam ao Pronto- Socorro da Santa Casa de Campo Grande, serão reduzidos significativamente através de um processo de regulação. Desde segunda-feira (29), passou a operar dentro da instituição uma Central da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), que será responsável por acolher este paciente e direcioná-lo para que ele seja atendido em uma unidade de saúde do município.
O coordenador de Urgência da SESAU, Yama Higa, explica que, até então, o paciente chegava na Santa Casa sem nenhum encaminhamento, ou seja, não regulado, e lá era classificado como azul ou verde, o que sugere ser um caso menos grave, de acordo com a classificação de Manchester.  Mesmo assim, ele acabava sendo atendido, ainda que o  hospital seja referenciado para o atendimento de média e alta complexidade.
A partir de agora, esse paciente será avaliado por uma equipe de triagem do próprio hospital e, constatado que se trata de um caso de menor gravidade, ele será direcionado até a unidade de acolhimento da SESAU, implantada em uma sala no hall de acesso ao Pronto Socorro da Santa Casa, onde o paciente será atendido e orientado pela equipe da SESAU.
“Esse paciente vai ser encaminhado pela equipe da Santa Casa e lá nós vamos fazer um apontamento e referenciar uma unidade de saúde nossa para que ele possa ser atendido. A equipe irá entrar em contato com a unidade e ver a disponibilidade de atendimento e sugerir ao paciente que ele se desloque até lá, já com um encaminhamento. Havendo a disponibilidade dentro do horário de funcionamento, esse paciente pode ser encaminhado até mesmo para uma unidade básica de saúde, por meio de encaixe, e não somente para as unidades de urgência que são as UPAs e CRSs”, complementou Higa.
Conforme o coordenador, tal medida vai auxiliar no controle de fluxo dos pacientes, haja vista que o próprio hospital alega que existe uma sobrecarga de demanda espontânea, sem necessidade de atendimento de urgência, o que acabava gerando ônus a instituição.
Yama ressalta que os pacientes que derem entrada no hospital e forem classificados nas cores amarela, laranjada ou vermelha serão encaminhados ao atendimento nos termos do protocolo de Manchester. “É importante frisar que os atendimentos de casos graves continuarão sendo feitos normalmente”, diz.
A unidade de acolhimento funcionará 24 horas, com uma equipe por turno, composta por um servidor administrativo e um enfermeiro e/ou um assistente social.

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