HAMBURGO, Alemanha – Os líderes mundiais chegaram a um compromisso no sábado para avançar coletivamente sobre as mudanças climáticas sem os Estados Unidos, declarando o acordo de Paris “irreversível” ao reconhecer a decisão do presidente Trump de se retirar do acordo.
Em um comunicado final na conclusão da reunião de cúpula do Grupo dos 20 em Hamburgo, na Alemanha , as nações tomaram “nota” da decisão do presidente norte americano Donald Trump de abandonar o pacto e “cessar imediatamente” os esforços para promulgar a promessa do ex-presidente Barack Obama de reduzir o efeito estufa e as emissões de gases 26 a 28 por cento abaixo dos níveis de 2005 até 2025.
Mas os outros 19 membros do grupo falaram explicitamente com o Sr. Trump no abraço do acordo internacional, assinando um plano de política detalhado, descrevendo como seus países poderiam atingir seus objetivos no pacto.
A declaração e a adoção do Plano de ação para o Crescimento do Clima e Energia do G20 encerraram três dias de negociações intensas sobre como caracterizar a resposta do mundo à decisão do Trump de retirar os EUA do acordo climático de Paris, e veio como a reunião deste ano as principais economias mundiais aqui colocaram a divisão entre os Estados Unidos e o resto dos paises do G20.