Quem já viu os bebês da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) tomando banhos relaxantes de ofurô talvez não saiba que os novos leitos têm sido custeados até hoje pela Santa Casa sem cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS). Inaugurada junto com o novo Centro Obstétrico do hospital em oito de dezembro de 2016, a ampliação da UCINCa só foi habilitada na semana passada, no dia 7 de dezembro de 2017, por meio da Portaria Ministerial nº 3.336.
O local atende crianças prematuras que não dependem de estufa para sobreviver, ou que já tenha suplantado esta fase. As crianças permanecem neste setor acompanhadas da mãe e recebem visitas de familiares em um ambiente que busca se assemelhar com a residência da família. Também é comum estarem no setor crianças que podem ser aquecidas pelo calor corporal dos pais.
Com a habilitação a Santa Casa passa a ter os novos leitos custeados pelo SUS na ordem de R$ 197.100,00 (Cento e noventa e sete mil e cem reais) anuais. Por mês, o repasse implicará em um acréscimo de R$ 16.425,00 no valor recebido do Ministério da Saúde. A nova ala integra o novo Centro Obstétrico da Santa Casa e conta com instalações novas e modernas que oferecem às mães e bebês todo o conforto necessário para a evolução clínica da criança e o bem-estar das genitoras.
Com a modernização do local o número de partos feitos no hospital aumentou significativamente, passando de cerca de 180 no final de 2016 para aproximadamente 260 nos últimos meses.