Essa matéria tem por finalidade mostrar as atrocidades realizadas por um dos vários médicos nazistas que aproveitavam os campos de concentração para realizar sua “experiências”
1ª- Obcecado pelos segredos da genética humana, Josef Mengele (1911-1979) tinha cobaias favoritas: gêmeos. Quando chegavam ao campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, irmãos desse tipo eram logo separados dos prisioneiros. Recebiam “regalias”: exames de saúde, refeições mais completas, brinquedos, acomodação isolada. Mas logo a tortura começava…
2ª- Mengele queria determinar que características humanas eram genéticas e se elas podiam ser modificadas. Por exemplo: ele injetava tinta nos olhos dos gêmeos para tentar alterar a pigmentação da íris. Muitos sofriam uma infecção imediata. Alguns ficavam cegos. Quando as “cobaias” não lhe eram mais úteis, Mengele as matava, arrancava os olhos e os expunha na parede da sala.
3ª- O cientista maluco pedia aos gêmeos que o chamassem de “titio”. Ele até abraçava as crianças. Mas, ao mesmo tempo, as colocava em jaulas e fazia todo tipo de estudo. Extraía amostras sanguíneas diariamente. Às vezes, injetava o sangue de um irmão no outro e anotava as reações. Elas variavam de severa dor de cabeça a febres altíssimas, que duravam dias, até a morte.
4ª- Outro experimento era causar mortes simultâneas em gêmeos. Para isso, injetava clorofórmio no coração deles – o sangue coagulava e os batimentos cardíacos paravam. Aí, Mengele realizava autópsias para ver se rolava algo de diferente nos órgãos de cada cobaia. Outras vezes, tirava órgãos de crianças ainda vivas, sem anestesia, para ver se sobreviviam.
5ª- Embora gêmeos fossem seus objetos de estudo preferidos, Mengele também usava outras cobaias, como anões e grávidas. Para checar quanto tempo um bebê levava para morrer de fome, obrigava a mãe a cobrir os seios com fita adesiva. Com dó, algumas enfermeiras contrabandeavam medicamentos do hospital para que a mãe abreviasse a vida da criança, poupando-a do sofrimento.
6ª- Certa manhã, soldados invadiram o barracão onde os gêmeos se acomodavam e levaram dois irmãos, Tito e Nino. Um deles tinha um desvio na coluna que o deixava corcunda. Três dias depois, eles retornaram em estado lastimável. Mengele os costurou nos pulsos e nas costas, unindo órgãos tecidos – era sua tentativa de produzir irmãos siameses. Vários membros das crianças gangrenaram.
7ª- Mengele também pretendia aumentar o índice de gêmeos na população. Se eles representavam a raça considerada superior pelos nazistas, podiam povoar mais rapidamente o mundo com seres “puros”. Dessa forma, no campo de concentração, ele obrigava irmãs gêmeas a ter relações com irmãos gêmeos – e até casais de gêmeos a fazer sexo entre si.
8ª- Às vezes, ele fazia testes só em um dos gêmeos para ver como suas reações diferiam das do outro. Por exemplo: injetava agentes causadores de tifo e tuberculose e comparava a degeneração do doente em relação ao saudável. Também trocou o sexo de uma criança, só para ver se ela se comportaria de modo diferente do irmão.