No mês de abril, a Escola do Sesi de Dourados deu início à oficina “Uso dos Agrotóxicos – Efeitos na Saúde Humana, na Qualidade da Água e nos Alimentos Produzidos” e o primeiro passo foi o cultivo de uma horta orgânica. Participaram da atividade os alunos da 1ª série do Ensino Médio e um dos objetivos foi promover a conscientização a respeito dos riscos de uso indiscriminado dos agrotóxicos.
Segundo a professora Ana Carolina Lavratti, que leciona a disciplina de Língua Inglesa, com a criação da horta orgânica, os alunos puderam conhecer uma opção de cultivo de alimentos em casa sem o uso de agrotóxicos. “Os alunos tiveram uma interação muito bacana e puderam vivenciar na prática a plantação de alguns legumes e vegetais cultivados na pequena horta orgânica. Já estamos na segunda semana desta oficina e é gratificante ver os alunos cuidando da horta com tanto empenho e responsabilidade”, declarou.
Como parte da atividade, a Escola do Sesi de Dourados recebeu o horticultor Antônio Lavratti, que auxiliou e explicou aos alunos como é feito o cultivo das plantas e o cuidado que deverão ter com elas. “Os alunos participaram ativamente de cada passo da criação da horta, desde o preenchimento dos caixotes com terra até o plantio das mudas e sementes. Na horta foram cultivados alface, cebolinha, couve, brócolis, rúcula, tomate cereja, beterraba, cenoura, morango, maxixe, abobrinha e rabanete”, relatou a professora.
Para o aluno Samir Barcelos, o projeto da horta orgânica é uma proposta muito interessante. “Atualmente muitos jovens não têm tanto contato com a natureza, com a terra e esse projeto vem despertar a curiosidade, o trabalho em equipe, a responsabilidade de cuidar as plantas”, analisou. Já a aluna Nicole Otano reforça que o projeto despertou a responsabilidade nos colegas ao terem de cuidar da horta. “Foi bom também pelo contato com a natureza, pois hoje já não temos mais tempo e essa é uma oportunidade muito boa que a escola está nos dando”, assegurou.
Fiems