O Hospital Cassems de Campo Grande realizou, entre os dias 23 e 25, no auditório do hospital, a “1ª Semana de Enfermagem”. A abertura foi com a palestra “A Arte de Cuidar”, ministrada pela médica oncopediatra, Rafaela Siufi. Ainda estão previstas palestras com os temas “Responsabilidade Civil do Profissional de Enfermagem”, ministrada pela advogada especialista em Direito Médico, Giovanna Trad, e “Infusão de Sangue e Hemocomponentes”, ministrada pela hematologista Soraia Romanini.
A supervisora de psicologia do setor de Recursos Humanos da Cassems, Daiane Stival, explica que além de capacitar seus colaboradores, a Caixa dos Servidores os valoriza dentro das suas rotinas.
“Nossos colaboradores são valorizados como pessoas e a gente tenta demonstrar isso em ações voltadas para cada categoria. Nós realizamos palestras, capacitações e também buscamos valorizá-los no dia a dia. A empresa busca valorizar a qualidade de vida dos nossos colaboradores e isso reflete na rotina deles”, explica.
A médica oncopediatra Rafaela Siufi realizou a palestra de abertura da Semana e, para ela, a Enfermagem é uma profissão de doação ao próximo. “Eu fui convidada para falar sobre a arte do cuidar, especificamente para a área da Enfermagem que é esse cuidado que eles têm com o paciente. A Enfermagem é uma profissão honrosa e magnífica que é se doar aos outros. Essa semana representa uma reafirmação da importância de uma equipe de Enfermagem íntegra, que sempre busca o melhor para o paciente. As palestras que a equipe vai ter vão reforçar ainda mais o compromisso que eles fizeram no cuidar do paciente”, analisa.
De acordo com o técnico de Enfermagem, Paulo Pacheco Filho, os momentos de relaxamento são raros, por isso, momentos como esses são importantes. “A gente dificilmente tem momentos de reunião e de união. É um momento de meditação. A palestra foi muito boa porque nos ensinou que a gente tem que se cuidar, cuidar do nosso bem estar e também da parte espiritual”, avalia.
Para a coordenadora de Enfermagem do Hospital Cassems de Campo Grande, Rejane Ribeiro de Souza, o corpo de Enfermagem é muito importante para a Unidade Hospitalar. “É tradição a gente comemorar a semana de Enfermagem, até porque é uma equipe grande dentro do hospital e de suma importância na Saúde. Não existe Saúde sem o corpo de enfermagem, então a gente precisa valorizar esse profissional, precisa mostrar a esses profissionais a sua importância. Nesse encontro, nós vamos trazer atualizações e profissionais de outros hospitais para vir fazer palestras”, conta.
O diretor de Unidades Hospitalares da Cassems, Flávio Stival, afirma que o investimento que o hospital faz em seus colaboradores resulta num atendimento mais humanizado.
“É extremamente importante esse momento de aprendizado onde a gente consegue trazer alguns temas de relevância no atendimento, na qualidade de assistência que a gente presta no nosso hospital. Esse momento vem somar a uma série de esforços que a gente faz de capacitação dos nossos colaboradores na busca de um atendimento mais humanizado”, pontua.