O Sebrae/MS lançará nesta quarta-feira (26) a ação “O bom do bairro é o pequeno negócio”, que percorre as regiões da Capital de grande densidade empresarial e populacional, com dicas a quem quer abrir o próprio negócio e orientações que ajudarão a melhorar a realidade das empresas. A solenidade oficial de abertura será realizada às 10h30, na Galeria Pontalina (Rua Pontalina, 584), no bairro Universitário.
A instituição já está nas ruas, visitando pessoalmente estabelecimentos em todas as regiões do estado, através dos programas ALI (Agentes Locais de Inovação) – que visa acompanhar 400 pequenos negócios na capital – e Negócio a Negócio – cuja meta é atender a aproximadamente 9 mil estabelecimentos em Campo Grande –, levando soluções em gestão e inovação. Além disso, uma unidade móvel visa realizar 1.500 atendimentos e uma equipe capacitada está à disposição para esclarecer dúvidas por meio do Portal de Atendimento, com o chat online Fale com um especialista.
Segundo Cláudio Mendonça, superintendente do Sebrae/MS, a ideia de estacionar uma van em determinados bairros surgiu devido ao momento pelo qual a classe empresarial do Brasil tem passado, já que, com a redução do quadro de funcionários, o empreendedor – em especial da micro e da pequena empresa – se vê cada dia mais sem tempo de sair do estabelecimento para buscar alternativas que driblem a crise.
“É fundamental hoje irmos até mais perto do empresário, que está no bairro, lutando para se manter e gerar emprego e renda. Estes pequenos negócios são essenciais para melhorar a qualidade de vida da população e movimentar a economia, gerando desenvolvimento local”, afirma.
Os atendimentos da unidade móvel tiveram início na segunda-feira, 24 de abril, das 10 às 17 horas – com intervalo entre 13 e 14 horas -, e seguem até o dia 10 de novembro – conforme cronograma abaixo –, nas regiões do Bandeira, Anhanduzinho, Lagoa, Imbirussu e Segredo.
O objetivo é atender às regiões periféricas da cidade, já que a sede da instituição está localizada no Centro e próxima ao Prosa. Somadas, as localidades a serem atendidas pela van com a ação concentram mais da metade (35 mil de 60 mil) dos pequenos negócios ativos no município, segundo levantamento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul.
“Esse é o nosso papel; chegar até o empresário e mostrar o caminho para que ele consiga atravessar esse momento difícil. Não tenho dúvidas de que o Brasil irá crescer, apesar de termos que melhorar muito nossa infraestrutura. E gerar esse crescimento passa, com certeza, pela necessidade de fortalecimento dos pequenos negócios”, ressalta Cláudio Mendonça.
Para ser atendido, basta ir até o veículo, que estará estacionado em pontos estratégicos. Já os interessados em receber o atendimento presencial dos programas ALI (foco em pequenas empresas) e Negócio a Negócio (microempreendedores individuais e microempresas), disponíveis a todas as regiões da Capital, inclusive o Centro e o Prosa, podem solicitar uma visita por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no telefone 0800 570 0800.