Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizam, hoje (5), sessão solene em comemoração ao Dia Municipal do Garçom. A data foi instituída no município por meio da Lei n. 5.213/13, de autoria do vereador Carlos Augusto Borges (Carlão), para ser exaltada dia 11 de agosto. O evento está programado para as 9 horas desta quarta-feira (5) no plenário Oliva Enciso.
Além cumprimentar o colega de legislativo e de legenda pela iniciativa, o vereador Francisco Gonçalves de Carvalho (PSB) indicou dois profissionais campo-grandenses para serem homenageados nesta data: Cícero Felix do Nascimento Filho e Élio Conceição da Silva.
Guardião do cardápio
Além do grande apreço que tem pelos profissionais que são indispensáveis em festas e eventos, o vereador Francisco pesquisou no Google a origem, como foi que efetivamente tudo começou:
– Foi por volta de 1765 na França, quando um empreendedor quebrou os paradigmas locais ao oferecer uma famosa sopa em um espaço próprio, fora dos padrões da época, aonde este tipo de refeição, só era servida apenas em hospedarias para grandes grupos. Como a sopa se tornará um alento para o paladar e um renovador das forças, a iguaria foi chamada de “restaurant”.
Foram escolhidos rapazes (que traduzido para o francês, fica garçons), para servir as sopas, consolidando assim a função.
Assim começa a popularização do guardião do cardápio, que trouxe inúmeros costumes e particularidades, inclusive o costume da famosa gratificação e prêmio, mais conhecido como “gorjeta”.
“Aos garçons que atuam na próspera Campo Grande, um brinde ao sucesso permanente, com saúde, paz, prosperidade e, principalmente, com Deus no comando da vida de cada um”, desejou o vereador veterinário Francisco.