Os alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola do Sesi de Três Lagoas participaram, na semana passada, de uma atividade de aprimoramento do vocabulário na língua inglesa, utilizando uma ótica empreendedora. De acordo com a diretora Zuleica Alves Guimarães, a forma encontrada para trabalhar esse tema com os estudantes foi a produção de um cardápio em inglês.
Além disso, ao longo da aula, eles exercitaram a convivência em grupo e o exercício cooperação e trabalho em equipe, como também trabalharam conceitos de empreendedorismo e montagem de negócio, pesquisa de preços, entre outros. Para aprimorar o vocabulário, os alunos foram orientados pela professora Dilandre de Aquino Casoto a produzirem um cardápio de “foods”, levando para a escola ao menos dois alimentos para degustação e fazer a apresentação dos cardápios.
Os alunos foram distribuídos em grupos e tinham também a responsabilidade de simular um comércio fictício voltado para o ramo da alimentação, criar uma logomarca e um nome para seus estabelecimentos, bem como a inspiração para da atividade foi voltada para a alimentação norte americana. “Atividade diferenciadas sempre causam alegria e contentamento nos alunos. Esse foi um exemplo de atividade em que foi possível visualizar o envolvimento dos mesmos e o aprendizado efetivo”, disse a diretora Zuleica Alves Guimarães.
Ela acrescenta ainda que, ao passar em cada grupo, os alunos apresentaram seus cardápios e alimentos falando em inglês com fluência. “Além disso, é sempre muito rico os momentos de trabalhos em grupos onde os alunos exercitam a convivência, a liderança, a cooperação e olhar empreendedor”, declarou.
“A apresentação de cardápios foi uma experiência muito legal. Tínhamos que fazer uma mostra de alimentos que são servidos nos Estados Unidos. Todos gostaram e seria muito bom termos mais aulas interativas como essa também em outras disciplinas, pois além de divertido e prazeroso também foi fácil de entender o conteúdo”, analisou o estudante Carlos Eduardo da Silva Ferreira, aluno da 2ª série do Ensino Médio.
Para a estudante Sarah Oliveira de Souza, também aluna da 2ª série do Ensino Médio, a atividade teve uma reação positiva e gratificante junto à turma. “Um momento tão interativo quanto esse deve se repetir, visto que além de apender sobre algo nos divertimos entre amigos, lembrando que a parte escrita, o cardápio elaborado foi apresentado em inglês. Trabalhos dinâmicos como esse possibilitam maior aprendizado e fixação de conteúdo. A iniciativa da professora trouxe vontade e ânimo, pois desenvolvemos ideias em conjunto”, afirmou.
Fiems