Por meio de maquetes e slides, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Maracaju fizeram uma apresentação sobre as causas, consequências e transformações que ocorreram antes, durante e depois da 1ª Guerra Mundial, tanto no âmbito social, econômico e tecnológico.
O trabalho escolar faz parte da disciplina de História e foi desenvolvido depois que os alunos assistiram a documentários sobre as causas e o acontecimento que levaram a eclosão do maior conflito global ocorrido até aquele momento. “Eles visualizaram slides que abordavam as fases e consequências da 1ª grande guerra mundial, que serviram como base na elaboração dos trabalhos”, explicou a diretora Jaqueline Sant’Anna de Faria Santos.
Para a estudante Amanda Souza Cristofoli, o trabalho representou as batalhas travadas entre a tríplice aliança formada pela Inglaterra, França e Império Russo contra a Alemanha, Itália e Império Austro-Húgaro. “A maior tática utilizada pela tríplice aliança foi combater em trincheiras”, detalhou.
Já a estudante Ana Laís Corrêa Wilke acrescentou que a sua equipe montou uma maquete para destacar os métodos utilizados no campo de batalha durante a 1ª Guerra Mundial. “Os soldados usavam arame farpado que servia para dificultar a invasão inimiga e os sacos de areia para abafar os sons dos tiros”, informou.
A estudante Giuliane Souza Cristofoli destaca que aprendeu com o trabalho sobre a 1ª Guerra Mundial como eram feitas as trincheiras. “Eram enormes valas escavadas no chão com cerca de dois metros de profundidade e vários quilômetros de extensão, que foram utilizados pelos soldados durante as batalhas”, exemplificou.
Fiems