Ademilson Lopes
Especial! Esse é um dos adjetivos que definem a 17ª sessão ordinária de 2017, da Câmara de Vereadores de Costa Rica-MS. Isso porque a sessão legislativa, realizada na noite de segunda-feira (29/05), serviu como aula prática de cidadania para cerca de 60 pessoas, entre elas alunos do curso técnico de enfermagem e jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia do município.
O plenário da Câmara ficou lotado e os visitantes acompanharam toda a sessão e puderam conhecer de perto o funcionamento de uma sessão legislativa, além de aprenderem mais sobre o papel e a função do vereador. A iniciativa de levar os alunos do curso técnico de enfermagem para a sessão foi da professora, Adriana Maura Maset Tobal. Ela leciona a disciplina de Ética, Legislação e Cidadania no curso e foi convidada pelo presidente da Câmara, vereador Lucas Lázaro Gerolomo, para fazer uso da tribuna, no início da sessão. Em sua fala, Adriana explicou que o momento serviu como uma espécie de aula prática de cidadania para os 40 acadêmicos presentes.
“Hoje é um momento especial! Eu não estou aqui como secretária (de Saúde), mas sim como professora. Nós iniciamos o curso em março deste ano, com previsão de duração de 24 meses. Nós viemos até esta Casa de Leis, porque nesse momento eu estou lecionando a disciplina de Ética, Legislação e Cidadania e agora nós estamos trabalhando justamente conteúdos sobre cidadania e eu acho que a Câmara de Vereadores é um lugar propício para o aprendizado e eu acredito que em um curto espaço de tempo os alunos vão estar familiarizados com a função de um vereador” comentou Adriana.
Além dos acadêmicos de enfermagem, também participaram da sessão da última segunda-feira em torno de 20 jovens, entre eles integrantes do “Clube de Desbravadores Exército Real” e membros do “Clube Ebenézer”, ambos os grupos ligados à Igreja Adventista do Sétimo Dia de Costa Rica. Os adolescentes também acompanharam os trabalhos da Câmara de Vereadores para aprenderem mais sobre o papel do Poder Legislativo Municipal.
“Nós do ‘Clube de Desbravadores’ e do ‘Clube Ebenézer’ trabalhamos tanto o crescimento físico, mental, espiritual e o envolvimento com a sociedade. E a gente veio aqui hoje para conhecer mais a Câmara de Vereadores. E eu acho que é muito importante saber como funcionam os Poderes da nossa cidade”, ressaltou o jovem adventista, Davi Souza, estudante do 2º ano de medicina e integrante do “Clube de Desbravadores Exército Real”, que também fez uso da tribuna, a convite do presidente, Lucas Gerolomo.
Ao final da sessão, os jovens adventistas entregaram um exemplar do livro “Em Busca de Esperança”, da escritora Ellen G. White, para todos cada um dos 11 vereadores. “Viemos presentear a Casa com estes livros, com a intenção de trazer certa esperança, nesse momento em que nós vivemos num mundo onde os valores estão totalmente perdidos e invertidos”, destacou o pastor adventista, Odair Alves de Souza.
Todos os vereadores – ao se pronunciarem na sessão -, agradeceram a presença dos jovens adventistas e dos acadêmicos do curso técnico de enfermagem. “Fiquei maravilhado ao ver o Plenário cheio. Sejam todos sempre bem vindos, porque a Câmara é de vocês”, pontuou o vereador Tonin Félix, ao usar a tribuna e dirigir o discurso ao público presente à sessão.
“É uma coisa que a gente precisa chamar a atenção dos nossos jovens, para que eles venham participar da nossa política”, completou o vereador Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia.