
Cerca de 22 agricultores familiares de Fátima do Sul que receberam as mudas de abacaxi para plantio no município, participaram de uma reunião com a prefeita Ilda Salgado Machado (PR), onde a mesma disse estar disposta a colaborar com a diversificação das explorações agropecuárias no município, para a geração de renda, empregos e permanência dos agricultores no campo.
Segundo a prefeita Ilda Machado, a iniciativa busca valorizar os agricultores que produzem alimentos saudáveis e de grande qualidade, contribuindo com a geração de renda para muitas famílias e fomentando a economia local. “Nós temos que ter o cuidado, a responsabilidade e preservação do homem no campo, que produz nosso alimento. Ações como está é sempre bem vinda ao nosso município e precisa chegar a todas as localidades, atendendo um maior número de produtores. Estamos trabalhando para proporcionarmos novos incentivos a agricultura familiar, gerando renda e sustentabilidade, vamos buscar novos parceiros”, afirmou a chefe da administração municipal.
A doação das mudas de abacaxi foi levantada pelo CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) por ocasião de uma visita do Presidente da AGRAER/MS, Enelvo Felini, ao escritório local da AGRAER em Fátima do Sul, onde na oportunidade foram destacados o desenvolvimento do plantio de urucum e abacaxi no município e a necessidade de expansão, de imediato o Presidente da AGRAER se comprometeu e doar 20 mil mudas de abacaxi para os produtores, o que futuramente irá contribuir para o abastecimento da CEASA que será construído na cidade de Dourados, na BR-163, ao lado da BR-376, rodovia de acesso a cidade de Fátima do Sul.
Segundo o Coordenador Técnico da AGRAER em Fátima do Sul, Marcio Ribeiro Bonette, a fruticultura é uma atividade rentável para as pequenas propriedades rurais, consegue render 10 vezes mais do que a lavoura de soja, além de viabilizar a mão de obra familiar, proporciona um boa renda mensal principalmente para os filhos dos agricultores que na maioria das vezes vão trabalhar na cidade e receber salários baixos.
Durante a reunião a prefeita Ilda Machado, ainda falou sobre aos produtores de alguns projetos de desenvolvimento para o município, juntamente com a AGRAER, como a expansão da cultura do urucum, expansão da piscicultura, terminal de calcário, serviço de inspeção municipal, agroindústria, apoio aos produtores de leite e, ficou ainda a disposição dos produtores para o atendimento de novas demandas que poderão ser apresentadas.
A distribuição das mudas nas propriedades está sendo realizada pela prefeitura, para os agricultores que não tem condições de buscar na AGRAER. Novos produtores interessados para a segunda etapa poderão estar se cadastrando na sede da AGRAER de Fátima do Sul, localizada nos fundos da Câmara Municipal, na Rua Cristobalina Ruis Cabelo, centro.
Além da prefeita Ilda Machado e produtores, estiveram presentes na reunião, o vereador Luiz Cordeiro, Secretário de Obras, Wagner Ponciano, técnicos da AGRAER, Sindicato Rural e colaboradores do CMDR.