O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) se reúne hoje (3) com a prefeita Délia Razuk (PR) e com os vereadores de Dourados para apresenta-los o que ele chama de ‘explicação’ sobre como pretende trabalhar a concessão do serviço de saneamento básico e distribuição de água tratada ao município através da Sanesul. O contrato com a estatal vence em 2019 e existe por parte do Executivo estadual, a intenção de renova-lo por mais 30 anos.
O anúncio do encontro ocorreu durante agenda realizada na Escola Estadual Rita Angelina Barbosa Silveira, na Vila Roma, região Oeste da cidade. A unidade educacional, com capacidade para atender até 300 crianças de forma integral, já havia sido inaugurada em janeiro pela vice-governadora Rose Modesto (PSDB) quando ocupava o governo de forma interina.
“Teremos uma reunião com prefeita e secretários e depois vamos falar com os vereadores na Câmara para explicar esse processo de renovação da concessão. São quase R$ 200 milhões em investimentos para Dourados e metade desse dinheiro já foi implantado e a outra metade será conseguido através de um empréstimo junto a CEF (Caixa Econômica Federal), mas só vamos definir isso a partir da concessão”, relatou Azambuja.
Atualmente o projeto que prevê a concessão para exploração dos serviços em Dourados está nas mãos do Executivo municipal.
No ano passado, a medida chegou a ser votada e aprovada em primeira discussão na Câmara local, porém, uma recomendação do MPE (Ministério Público Estadual) acabou engavetando o projeto que retornou à prefeitura.
Na época, três vereadores se posicionaram contra o aumento da concessão, Elias Ishy (PT), Virgínia Magrini (PP) e a agora prefeita, Délia Razuk.
Para Reinaldo, mesmo contraria ao projeto no ano passado, Délia deve observar o projeto e encaminha-lo novamente ao Legislativo.
“Queremos pactuar a ampliação para coleta e tratamento de esgoto que elevaria Dourados para 87% de rede e a garantia de distribuição de água para 50 anos na cidade através da perfuração de outros poços. Mas, temos discutido isso e acredito que avançaremos, até porque realizaremos contrapartidas de investimentos no município”, completou o governador.
A ‘contrapartida’ citada por Azambuja se diz respeito a obras de infraestrutura na cidade, principalmente o recapeamento total das principais avenidas, ou seja, Marcelino Pires, Weimar Gonçalves Torres, Joaquim Teixeira Alves e a Hayel Bon Faker, essa já em andamento.