O deputado federal Carlos Marun, do PMDB de Mato Grosso do Sul, foi agraciado com comenda de “Hóspede de Honra” pelo município de Ladário, a 410 quilômetros de Campo Grande. A justificativa apresentada no decreto publicado segunda-feira (26) no Diário Oficial dos municípios, pelo prefeito Carlos Anibal Ruso Pedrozo (PSDB) para conceder a honraria ao parlamentar sul-mato-grossense foi a sua atuação na Câmara dos Deputados e a recente visita ao município.
Em primeiro mandato como deputado federal Federal, Marun atualmente é vice-líder do governo do presidente Michel Temer (PMDB) na Câmara. Foi presidente da comissão especial que discutiu na Casa a reforma da Previdência Social proposta pelo governo e ainda foi um dos principais aliados do deputado cassado Eduardo Cunha, do PMDB do Rio de Janeiro, chegando a integrar o grupo que ficou conhecido como a “tropa de choque” de Cunha.
Na semana passada ao analisar o resultado do laudo da perícia do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, que apontou que não houve edição na gravação da conversa do empresário Joesley Batista, da JBS, com Temer, que embasa o inquérito que investiga o suposto crime de obstrução de Justiça por parte do presidente, Marun minimizou a conversa. “Na fita, mesmo com a conclusão de que ela não foi editada, nada existe que realmente, concretamente, comprometa o presidente Temer”, disse ao Jornal Nacional.
Marun esteve na sexta-feira (23) em Ladário, onde se reuniu com o prefeito e outras autoridades do município. Entre os projetos em que foi solicitado seu apoio está a viabilização de recursos para a construção da Orla Portuária. Segundo o portal do município, é um projeto de infraestrutura para a construção de um porto para pequenas embarcações e barcos turísticos e também de várias obras urbanísticas como: ciclovias, pista de skate, praças de jogos, quiosques e espaço para eventos culturais, estando orçando em R$ 14,5 milhões e com prazo de execução de 30 meses.
G1 MS