O Setor de Investigações da Polícia Civil de Ponta Porã conseguiu desarticular um grupo responsável por diversos roubos na cidade. Após tomarem conhecimento de que ALBERTO AREVALO FERREIRA (28), vulgo AVETO, havia furtado uma motocicleta nas proximidades da prefeitura do município, o SIG passou a realizar diligências com a finalidade de prender esse agente, considerado de alta periculosidade.
Ao avistarem Aveto, que se encontrava na companhia de outro indivíduo em uma motocicleta, foi dada ordem de parada pelos investigadores, que não foi obedecida. Em certo momento da perseguição o bandido, que pilotava a motocicleta, tentou sacar uma arma de fogo, e foi contido pelos policiai. Ao ser realizada a prisão, o SIG constatou que o passageiro da motocicleta, MARCOS ROMEIRO CASTRO (31), encontrava-se com mandado de prisão em aberto pela pratica de homicídio. Também foi identificado que Aveto trazia um revólver calibre 38 municiado em sua cintura, arma que tinha a sua numeração raspada.
Em continuidade às diligencias, os investigadores efetuaram a prisão de mais dois integrantes da associação criminosa armada, sendo esses MARIA ESTELA VIDER (22) e RAMÃO AREVALO (34), esse último irmão de Aveto. Ao entrevistar os integrantes da quadrilha, foi descoberto que dois dias antes da sua prisão, Aveto havia tentado matar Maria Estela, sua convivente, ocasião em que desferiu um disparo de arma de fogo visando atingir a cabeça dela.
Em continuidade, o SIG recuperou na data de vinte e três 23 junho mais duas motocicletas roubadas pela quadrilha do Aveto, que se encontravam escondidas em um matagal. Conforme apurado até o momento, a associação criminosa desmantelada pelo SIG praticou mais de dez roubos em Ponta Porã, além de vários outros furtos. Representada pela decretação da Prisão Preventiva da associação criminosa, o pleito foi deferido pelo Poder Judiciário.