sexta-feira, dezembro 8, 2023
  • Login
Gazeta Morena
  • Início
  • Geral
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Campo Grande
Nenhum resultado resultado
Ver todos os resultados
Gazeta Morena
  • Início
  • Geral
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Campo Grande
Nenhum resultado resultado
Ver todos os resultados
Gazeta Morena
Nenhum resultado resultado
Ver todos os resultados
Home Justiça

Audiência Pública sobre o Proceve reúne 2 mil pessoas

28 de abril de 2017
em Justiça
0
Share on FacebookShare on Twitter

Cerca de duas mil pessoas compareceram, na noite de quarta-feira (26/04), no Ginásio Municipal de Esportes de Anaurilândia (MS) para a Audiência Pública sobre a implantação do Proceve (Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar).
A mesa da solenidade foi composta pelo Prefeito Municipal de Anaurilândia,  Edson Takazono; pelo Promotor de Justiça da Comarca de Anaurilândia, Alan Thiago Arakaki; pelo Secretário Municipal de Educação, Adriano Gonçalves da Silva; pelo Presidente da Câmara Municipal de Veredores, Lucimara Palmeira; e pelo Coronel da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Marcos Roberto Gonçalves.
Na ocasião, o Procurador de Justiça Sérgio Fernando Harfouche explicou aos pais a função deles na vida dos filhos e da escola, aprovando, em Assembleia Geral, os seguintes pontos: a obrigatoriedade da PAE- Prática de Ação Educacional – nos casos de atos de indisciplina; a vedação da utilização de celulares nas salas; vedação da entrada com roupas indecentes no ambiente escolar; respeito aos horários de entrada e saída; estabelecimento de toque de recolher aos menores; obrigatoriedade da presença dos pais sempre quando convocados pelos diretores escolares, sob pena de terem que pagar multa e responder processo criminal por abandono intelectual. Dessa forma, todos os assuntos apreciados, em Assembleia Geral, tornam-se obrigatórios, possibilitando a cobrança dos menores pelas autoridades e pelos profissionais da educação.
Além disso, foi explicada a lei municipal que a Câmara Municipal de Anaurilândia aprovou, tornando obrigatória a aplicação da PAE nas escolas públicas, possibilitando a vistoria dos materiais escolares em casos de suspeitas de alunos com porte de drogas e armas, bem como a possibilidade de corte dos benefícios sociais em caso de pais ausentes nas reuniões escolares.
Ao final da fala do Procurador Sérgio Fernando Harfouche, o Promotor de Justiça Allan Arakaki agradeceu a presença e a disponibilidade dele e destacou aos pais e aos profissionais da educação que implementem as orientações passadas, uma vez que tudo o que foi exposto será cobrado pelo Ministério Público tanto dos professores e dos diretores escolares como dos pais dentro das suas responsabilidades.
Capacitação
O Procurador de Justiça Sérgio Fernando Harfouche e o Promotor de Justiça Allan Thiago Barbosa Arakaki realizaram, na tarde de quarta-feira (27), reunião de capacitação dos profissionais da educação sobre o Proceve.
Na ocasião, os Membros do MPMS discutiram a importância do Proceve e qual o papel dos profissionais e dos pais para êxito do projeto.
Conheça o Proceve
O Proceve tem por objetivo resgatar os papéis de pais, alunos, gestores e professores na escola: aos pais, criar e educar (art. 229, CF – Constituição Federal; art. 1.634, I, CCB – Código Civil Brasileiro), por meio de sua obrigação de matricular, acompanhar a frequência e aproveitamento escolar dos filhos (art. 129, V, ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente); aos professores, ensinar; aos alunos, obedecer, respeitar e se permitir ensinar (art. 1.634, XI, CCB).
O princípio da proteção integral tem apoio no tripé formado pelo fim social, pelo bem comum e pelos direitos e deveres individuais e coletivos. A indisciplina tem sido causa de degradação da qualidade de ensino, juntamente à má interpretação do ECA, proporcionando a violação de direitos. Os pais transferem sua responsabilidade de criar e educar para a escola, que recebe alunos despreparados para uma vida saudável; agridem, xingam, quebram, picham, desacatam, ameaçam etc. Por seu turno, a escola, por carecer de regras disciplinares mais rígidas, termina por transferir às Delegacias de Menores Infratores, Conselhos Tutelares, Promotorias de Justiça incidentes que poderiam ser resolvidos no âmbito da própria escola.
O programa proporciona a inserção nos regimentos escolares da “reparação de danos” e “prestação de serviços” como resposta disciplinar ao aluno indisciplinado, evitando seu encaminhamento à polícia e registros de maus antecedentes. Os pais ou responsáveis, valendo-se do seu poder familiar, exigem serviços reparatórios de seus filhos (art. 1.634, IX, CCB) quando estes violam as regras escolares.
Os instrumentos regimentais para isso são a prática de ação educacional (PAE) e a manutenção ambiental escolar (MAE). O primeiro é impositivo, disciplinar, corretivo, porém meramente administrativo-escolar – em suma, se sujou, limpa; se quebrou, conserta; ofendeu, retrata-se. O segundo, espontâneo, didático e cooperativo.
Ana Paula Leite

Notícia Anterior

Mulher é presa em rodovia com 4,5 quilos de maconha

Próxima Notícia

Diretor-geral da Ejud-MS profere Aula Magna na UNIGRAN

NotíciasRelacionadas

Geral

STF mantém proibição cigarros aromatizados

22 de fevereiro de 2021
Geral

MP está pronto para garantir aplicação da Ficha Limpa

22 de fevereiro de 2021
Geral

Fórum registra alta procura por certidões

1 de fevereiro de 2018
Destaques

Raquel Dodge defende prisão após 2ª instância

1 de fevereiro de 2018
Destaques

Ministra cobra respeito às decisões do Judiciário

1 de fevereiro de 2018
Interior

Justiça determina fechamento da Gaspem Segurança

1 de fevereiro de 2018
Próxima Notícia

Diretor-geral da Ejud-MS profere Aula Magna na UNIGRAN

Please login to join discussion
Nenhum resultado resultado
Ver todos os resultados

Posts recentes

  • Coral da ALEMS apresenta Cantata de Natal na próxima terça-feira
  • Mato Grosso do Sul – Progressistas fortalecem laços políticos e celebram conquistas
  • Zeca do PT solicita implantação de reservatório de água em Miranda
  • Morto em confronto com o Bope era contrabandista
  • TRÂNSITO – Idoso morre atropelado por carreta

Comentários

    Últimas Notícias

    Coral da ALEMS apresenta Cantata de Natal na próxima terça-feira

    Coral da ALEMS apresenta Cantata de Natal na próxima terça-feira

    8 de dezembro de 2023
    Mato Grosso do Sul – Progressistas fortalecem laços políticos e celebram conquistas

    Mato Grosso do Sul – Progressistas fortalecem laços políticos e celebram conquistas

    8 de dezembro de 2023

    Zeca do PT solicita implantação de reservatório de água em Miranda

    8 de dezembro de 2023

    Morto em confronto com o Bope era contrabandista

    8 de dezembro de 2023

    Institucional

    • SOBRE NÓS
    • Fale Conosco

    SITES PROFISSIONAIS

    Nenhum resultado resultado
    Ver todos os resultados
    • Fale Conosco
    • HOME
    • Sobre Nós

    © 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

    Welcome Back!

    Login to your account below

    Forgotten Password?

    Retrieve your password

    Please enter your username or email address to reset your password.

    Log In