domingo, maio 22, 2022
  • Login
Gazeta Morena
  • Início
  • Geral
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Campo Grande
Nenhum resultado resultado
Ver todos os resultados
Gazeta Morena
  • Início
  • Geral
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Campo Grande
Nenhum resultado resultado
Ver todos os resultados
Gazeta Morena
Nenhum resultado resultado
Ver todos os resultados
Home Justiça

Juiz participa do 1° Congresso Internacional de Acolhimento Familiar

5 de abril de 2017
em Justiça
0
Share on FacebookShare on Twitter

O juiz de Camapuã Deni Luis Dalla Riva participou como palestrante nos dias 3 e 4 de abril, em Cascavel/PR, do 1° Congresso Internacional de Acolhimento Familiar. O evento foi organizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, por meio da Corregedoria-Geral de Justiça e do CONSIJ – Conselho de Supervisão das Varas de Infância e Juventude do Estado do Paraná, bem como pelo Município de Cascavel, por meio da Secretaria de Assistência Social e Programa de Acolhimento Familiar.
A abertura do evento contou com a participação do prefeito de Cascavel, Leonel Paranhos, do Corregedor-Geral do TJPR, Des. Rogério Nielsen Kanayama, e do presidente do Consij, Des. Ruy Muggiati. Dos convidados internacionais participaram o assistente social inglês Michael Pease e o juiz da Vara da Infância e Juventude de Londres, Dr. Ranjit Uppal.
O evento contou com a participação de 600 pessoas de vários estados do Brasil, sendo que Cascavel é o maior serviço de acolhimento familiar do país em número de famílias e de crianças acolhidas, com 220 atualmente.
O Acolhimento Familiar é uma medida protetiva, temporária e excepcional, prevista em lei pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Trata-se de uma alternativa ao acolhimento institucional (abrigos e casas lares) para crianças e adolescentes em situação de risco social que foram afastados de suas famílias de origem por decisão judicial. Caracteriza-se pela transferência temporária dos direitos e deveres parentais dos pais biológicos para uma família acolhedora, previamente cadastrada, selecionada e vinculada a um programa.
Na oportunidade, o juiz Deni Luis Dalla Riva participou da mesa redonda onde contou sobre a experiência que tem há quase 15 anos de acolhimento familiar em Camapuã. O magistrado ressaltou também a situação das comunidades indígenas do sul de Mato Grosso do Sul, muito próximas das cidades e noticiando a iniciativa do município de Dourados em instituir o acolhimento familiar de crianças indígenas por famílias indígenas.
“Respeito a especialidade deste grupo de crianças que tem cultura e costumes próprios. Percebe-se que a população indígena vem crescendo muito no Brasil, o que demonstra que esta temática não é apenas em Mato Grosso do Sul”.
Em 2015 foi realizado o 1º Encontro de Família Acolhedora em Camapuã e em 2016 foi realizado o 2º Encontro em Campo Grande.
Participaram também do evento a juíza de Cassilândia, Luciana Buriasco, e integrantes das equipes técnicas de Campo Grande, Três Lagoas e Fátima do Sul.
A programação completa do evento está disponível no site www.direitodascriancas.com.br/programacao.
TJMS
 

Notícia Anterior

Mato Grosso do Sul recebe campeonato de futebol universitário

Próxima Notícia

Campanha Mulher Brasileira leva atendimento e teatro educativo a Rochedinho

NotíciasRelacionadas

Geral

STF mantém proibição cigarros aromatizados

22 de fevereiro de 2021
Geral

MP está pronto para garantir aplicação da Ficha Limpa

22 de fevereiro de 2021
Geral

Fórum registra alta procura por certidões

1 de fevereiro de 2018
Destaques

Raquel Dodge defende prisão após 2ª instância

1 de fevereiro de 2018
Destaques

Ministra cobra respeito às decisões do Judiciário

1 de fevereiro de 2018
Interior

Justiça determina fechamento da Gaspem Segurança

1 de fevereiro de 2018
Próxima Notícia

Campanha Mulher Brasileira leva atendimento e teatro educativo a Rochedinho

Please login to join discussion
Nenhum resultado resultado
Ver todos os resultados

Posts recentes

  • Motociclista morre em acidente na região central
  • Jovem é morto a tiros no Aero Rancho
  • Termina hoje o prazo de inscrição para o Enem 2022
  • Prefeitura finaliza recapeamento na Avenida Antônio Trajano
  • Prefeito sanciona reajuste de 12,13% aos servidores

Comentários

    Últimas Notícias

    Motociclista morre em acidente na região central

    Motociclista morre em acidente na região central

    21 de maio de 2022
    Jovem é morto a tiros no Aero Rancho

    Jovem é morto a tiros no Aero Rancho

    21 de maio de 2022

    Termina hoje o prazo de inscrição para o Enem 2022

    21 de maio de 2022

    Prefeitura finaliza recapeamento na Avenida Antônio Trajano

    21 de maio de 2022

    Institucional

    • SOBRE NÓS
    • Fale Conosco

    SITES PROFISSIONAIS

    Nenhum resultado resultado
    Ver todos os resultados
    • Fale Conosco
    • HOME
    • Sobre Nós

    © 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

    Welcome Back!

    Login to your account below

    Forgotten Password?

    Retrieve your password

    Please enter your username or email address to reset your password.

    Log In