O deputado estadual Dr. Paulo Siufi, presidente da Comissão Permanente de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, destacou, na audiência pública de prestação de contas, realizada no Plenarinho Nelito Câmara, a transparência da Secretaria Estadual de Saúde (SES), ao apresentar o relatório do 3° quadrimestre de 2016 para a Comissão Permanente de Saúde da Casa de Leis.
De acordo com o Secretário Estadual de Saúde, Nelson Tavares, foram investidos R$ 1.288.021.687,00 em 2016. Ainda segundo o secretário, o governo investiu 16,38% do orçamento em saúde, em Mato Grosso do Sul, superando a constitucional de 12%.
“80% dos recursos aplicados foram de fontes próprias do governo. Por muitos anos o sistema de saúde foi constituído com foco nos municípios. Nossa proposta trouxe o conceito da regionalização, descentralizando os investimentos e as ações de modo a estruturar o Estado para prestar um serviço de qualidade”, explicou o secretário.
Na apresentação do relatório foi constatado que a parte preventiva da saúde, ou seja, o atendimento básico, que deve ser realizado pelos municípios, não está atingindo a meta estabelecida pela secretaria, ficando abaixo do índice.
” Nós conseguimos entender que a atenção básica de saúde, que é dever do município não está sendo feita, é o dever de casa das prefeituras e nós vamos detalhar isso de uma forma minuciosa com a apresentação desses dados. Nós conseguimos detectar e eu considero de suma importância que prevenir hoje, como o avanço com aparelhagens por onde a Caravana da Saúde passou, tem sido de extrema relevância para a prevenção das doenças, evitando que elas levem a óbito, a internação na UTI – Unidade de Terapia Intensiva e a sequelas. Portanto, entendo que a saúde se faz com a prevenção”, ressaltou o deputado Dr. Paulo Siufi.
O não atingimento da meta estabelecida pela secretaria com relação à vacinação para crianças deixou o deputado bastante preocupado com a situação.
“É uma assistência básica, primária, que não pode ficar abaixo da meta estabelecida. Vamos buscar resolver isso, fiz um compromisso com o Secretário Nelson Tavares, para divulgarmos mais as campanhas de vacinação e levar aos secretários de saúde essa preocupação. Tenho certeza que avançaremos e muito. Como nossos avós diziam “é melhor prevenir do que remediar”, contou o deputado.
O secretário ainda falou sobre a satisfação em ter um médico com presidente da Comissão de Saúde e ainda complementou: “Novos tempos no relacionamento do governo com o Legislativo e que a prestação de contas é importante e necessária para o acompanhamento de como está à saúde no Estado “.
Além do deputado estadual Dr. Paulo Siufi e do Secretário Estadual de Saúde, Nelson Tavares, também estiveram presentes na prestação de contas, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Robson Fukuda e a assessora técnica da Comissão de Saúde, Lilliam Maksoud.