quinta-feira, maio 2, 2024

O que é vaginose bacteriana

O que é?
A vaginose bacteriana é uma infecção causada por uma proliferação exagerada de bactérias que habitam as partes íntimas – em especial da Gardnerella vaginalis. “Se há um desequilíbrio na flora bacteriana, responsável por manter as defesas da região em dia, o problema aparece”, explica Adriana Feital, ginecologista do Rio de Janeiro.
Quais os sintomas?
Corrimento acinzentado, odor vaginal forte e desagradável, e pequenas bolhas na área íntima são sinais de que algo não vai bem. Nesse caso, procure seu especialista – vale ligar e pedir por um encaixe na agenda de consultas.
Leia mais: Candidíase: pare de alimentar essa inimiga
Qual a principal causa?
Alguns fatores, como a baixa imunidade e a alteração do pH vaginal (para alcalino) favorecem o aparecimento da doença. “Certos anticoncepcionais também estão associados à infecção, então converse com seu médico sobre o assunto”, alerta Adriana.
Como tratar?
O tratamento é simples e envolve o uso de cremes vaginais por alguns dias. “Existem opções antifúngicas, antibióticas e com derivados imidazolicos”, enumera Larissa. Outra possibilidade é o tratamento oral, geralmente recomendada para o casal.
Dá para prevenir?
Para passar longe do incômodo, reforce as defesas do corpo com uma alimentação balanceada. Outras medidas que podem ajudar: evitar duchas íntimas, não utilizar perfumes ou outras substâncias com potencial irritante na região, dar preferência a roupas leves e higienizar a área com sabonetes específicos para controlar o pH vaginal.
BOA FORMA

NotíciasRelacionadas

Próxima Notícia

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.